CERTIFICADO: Energia Renovável 2021

A Erplasti adquire energia de fontes renováveis e incentivadas, através da parceria com a empresa Comerc. Com isso, reduziu a emissão de 819,64 tCO2 equivalente* de gases de efeito estufa pela utilização de energia de fontes renováveis em 2020. Para grande parte dos clientes da COMERC Energia o consumo de energia elétrica representa uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Assim, a escolha da energia a ser consumida configura uma excelente oportunidade para reduzir suas emissões. A COMERC Energia em parceria com a “Sinerconsult Consultoria Treinamento e Participações Ltda” desenvolveu, em 2009, uma metodologia que identifica a contribuição obtida na redução dos GEE por conta da escolha de energia limpa e renovável. Os montantes identificados são expressos em um certificado, esse que a Erplasti recebeu. O certificado, além de quantificar a contribuição do cliente na redução de GEE, também incentiva o engajamento com opções sustentáveis no desenvolvimento dos negócios.

Para calcular a contabilização das emissões de GEE evitadas relativas ao consumo de energia elétrica de fontes geradoras renováveis e incentivadas pela ERPLASTI utilizam-se os dados:

· Consumo com perdas;

· Contratos PROINFA;

· Contratos de compra de energia incentivada;

· Contratos de venda (cessão);

· Desconto original do vendedor;

· Desconto homologado na CCEE.


Esses dados são oficialmente disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, discriminados por agente participante, e publicados após processo de certificação realizado por auditoria independente. As emissões evitadas voluntariamente são equivalentes a 5.737 árvores em 30 anos em um projeto de reflorestamento. Ficamos muito orgulhosos de tomar essa iniciativa e conseguirmos colaborar com o meio ambiente e o seu futuro. O planeta agradece essa opção por energia limpa e renovável e todas as ações tomadas para fazê-lo respirar vida.


*Procedimentos do GHG Protocol Corporate Standard

Metodologia de Cálculo utilizada: WRI World Ressources Institute


Posts Em Destaque
Posts Recentes