FOCO NO PLÁSTICO: vamos mudá-lo?!


Compartilhando informações de um vídeo feito pelo Movimento Verdades Sustentáveis, onde o tema plástico é abordado de forma extremamente correta. Fazendo as pessoas refletirem sobre a vida sem o plástico, que geraria:

- Toneladas de resíduos orgânicos a cada dia;

- Milhões de embalagens de papel usadas somente uma vez;

- Se tudo fosse de vidro, consegue imaginar quão rápido acabariam nossos minerais?!

- As manchetes dos jornais falariam o tempo todo do desmatamento descontrolado, sobre os 2 mil litros de água que são necessários para fabricar apenas 500 folhas de papel e os perigos para a extração de minerais escassos;

Mas de repente, alguém descobre um material que:

- Reduz 80% o consumo de água;

- Reduz o uso de energia renovável em quase 70%;

- Gera três vezes menos gases causadores do efeito estufa;

- Um material maleável, resistente e que evitaria que continuássemos destruindo milhares de hectares de florestas e matas e todos os animais que vivem nele;

Imagine quantas pessoas preocupadas com o meio ambiente não iam preferir esse material, e, por outro lado, as sacolas de papel e as embalagens de papelão seriam mal vistas, porque significariam a morte de nossas florestas. Agora, abra os olhos, não precisamos imaginar tudo isso, esse material existe e se chama plástico. Porém, está sendo tratado como inimigo, pelos que buscam a saída mais fácil para solucionar os problemas que este material ocasiona quando termina nos oceanos, rios. O que acontece, é que essas mesmas pessoas não estão conscientes que o plástico não é o problema, e sim, é a nossa sociedade que descarta de qualquer jeito o plástico, em vez de reutilizá-lo e reciclá-lo, pois ele foi criado para isso. Dessa forma, a campanha que busca proibir o uso do plástico faz com que esqueçamos dos inúmeros benefícios que ele possui. Os plásticos, por exemplo, são muito mais baratos, porque necessitam de menos recursos para fabricá-lo. Sem esquecer que o processo para o reutilizar é muito mais eficiente.

Se o que queremos é salvar o meio ambiente necessitamos mudar o foco e passar da repressão para eficiência no uso de nossos recursos. Não é possível, que, por querer salvar o planeta, terminemos destruindo ainda mais, por não querer reciclar um material com o qual se pode construir casas, móveis, roupas, acessórios, estradas e mil coisas, que melhoram nossa qualidade de vida e protegem o meio ambiente.

PROIBIR NÃO É A SOLUÇÃO, REUTILIZAR E RECICLAR, SIM.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

ENDEREÇO

Estrada Maurício Cardoso (RSC 287 - 240), 2225 | Bairro São João | Montenegro - RS - Brasil

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta, 07:00 - 11:30 e 13:15 - 17:30

CONTATO

Telefone: (51) 3883 2272
E-mail: vendas@erplasti.com.br

ERPLASTI NA REDE

Confira o que estamos postando na rede.

  • Instagram ícone social
  • Facebook
  • YouTube

MX

LOGO ERPLASTI ISO R.png